MOV Energy | Mapa da energia solar é lançado pelo Google
Google-Project-Sunroof

A instalação de um sistema de energia solar na sua casa requer bastante pesquisa. Antes mesmo de começar a instalar o painel solar, você tem que descobrir quanto custa o sistema todo, qual é a área necessária para instalar os painéis solares, qual é a posição ideal para os painéis, qual é o retorno financeiro, etc. Mas para começar você precisa saber se a sua casa recebe sol suficiente para tornar a energia solar uma opção viável.

O Google, maior mecanismo de busca na web do mundo, sabe exatamente como esse processo é complicado. Os usuários digitam milhões de perguntas relacionadas à energia fotovoltaica no Google todos os dias, por isso a empresa decidiu construir uma ferramenta que torna mais fácil instalar energia solar. O Projeto Sunroof é um novo programa brilhante que usa dados do Google Maps para responder a todas as suas perguntas complicadas de energia solar em um só lugar.

Ao longo dos anos, o Google vem armazenando imagens de satélite de cada propriedade no mundo. Estas imagens contêm um tesouro de dados úteis – incluindo a área total de seu telhado e quanta luz solar incide sobre ele ao longo de um dia normal. O Projeto Sunroof basicamente obtém esses dados e calcula para você as informações básicas do sistema. Basta digitar o seu endereço, e o programa irá calcular a quantidade de energia solar que a sua casa poderia gerar se fosse equipado com um número X de placas fotovoltaicas.

E não para por aí, o Google também sabe mais ou menos o preço da energia da distribuidora em sua área, e pode usar essa informação para estimar o quanto você poderia salvar através da instalação de um gerador de energia solar. Ele ainda faz a projeção de economia e fornece links para empresas de instalação de energia solar em sua área.

project_sunroof_estimates

Fonte: portalsolar.com.br